Fundado em 2021, o Instituto da Família do Alto Xingu (IFAX) tem como objetivo social a transformação da sociedade, focando na promoção da qualidade de vida em suas diferentes dimensões, com ênfase na educação, ampliação das liberdades, aprofundamento da justiça social e da sustentabilidade, com a promoção das atividades e finalidades de relevância pública e social nas áreas de cultura, arte, educação, comunicação, assistência social, meio ambiente e economia solidária.
Exclusivo para membros indígenas, o Instituto da Família do Alto Xingu (IFAX) tem como meta desenvolver projetos voltados à proteção dos direitos e à sustentabilidade dos povos indígenas que habitam a região do Alto Xingu. Nesse sentido, desenvolve ações de conservação e proteção ambiental, educação, cultura, pesquisa, agricultura familiar e geração de renda para as famílias indígenas.
Em 2020, membros da associação criaram uma brigada indígena voluntária Kuikuro para combater os incêndios no Alto Xingu e nas comunidades próximas. Também criaram ações de prevenção à Covid-19 e apoio à segurança alimentar.
Os membros da associação participam do Coletivo Kuikuro de Cinema e da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu (AIKAX). Também participam ativamente de encontros com outras organizações locais e não-governamentais que atuam na região, como Instituto Socioambiental (ISA), Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX), Movimento das Mulheres indígenas do Território do Xingu (MMTIX), Instituto Aritana e Confederação Nacional de Agricultores e Empreendedores Familiares (CONAFER).
Promover a transformação social, focando em qualidade de vida, educação, justiça social, sustentabilidade e direitos indígenas, com ações nas áreas de cultura, arte, meio ambiente e economia solidária.
Ser um instituto que contribui para a proteção dos povos indígenas do Alto Xingu, promovendo suas culturas, direitos, sustentabilidade e bem-estar, com a colaboração de ações comunitárias e parcerias estratégicas.
Respeito aos direitos indígenas, valorização da educação, cultura e meio ambiente, além de promover a solidariedade e a colaboração comunitária.
Preencha o formulário: