o ritual Kuarup que Anitta e Luciano Huck participaram na aldeia Ipatse do povo Kuikuro no Xingu MT - Instituto da Família do Alto Xingu

o ritual Kuarup que Anitta e Luciano Huck participaram na aldeia Ipatse do povo Kuikuro no Xingu MT

16/08/2025 - Por: Takumã Kuikuro

o ritual Kuarup que Anitta e Luciano Huck participaram na aldeia Ipatse no Xingu MT

A cantora Anitta participou do ritual Kuarup no Território Indígena do Xingu. Ao lado do apresentador Luciano Huck e do cineasta Bob K, os dois estão gravando um especial para o Domingão com Huck. Nas redes sociais de Bob, as imagens de Anitta no ritual chamaram a atenção do seguidores.

o Kuarup é um ritual que marca o encerramento do luto e a libertação das almas dos que se já morreram. É uma cerimônia tradicional na região do Alto Xingu, no Mato Grosso. O evento acontece um ano após a morte de parentes de indígenas e pessoas importantes das aldeias. É quando se encerra o período de luto e acontece a libertação das almas. Para isso, são colocados troncos de madeira ornamentados no centro do pátio da aldeia. Depois de homenagens com cantos, rezas, danças e lamentações, os troncos são lançados no rio Kuluene, o que representa que a partir de então essas almas estão livres.

Nesse ritual também são feitas cerimônias que marcam o fim da puberdade de meninas, que ficam um ano reclusas, e então são apresentadas à comunidade para a vida adulta. Outro momento importante é a luta tradicional chamada Huka Huka, onde jovens guerreiros se enfrentam em combate.

A origem do Kuarup está em uma tentativa do Pajé Mavutsinim que tentou ressuscitar mortos com troncos de madeira que ganhariam vida. Um indígena desobedeceu as ordens e desde então acredita-se que o Kuarup liberta as almas dos mortos para que possam viver em outro mundo.

Galeria da Notícia